Ementa

05/07/2011 18:22

UNIDADE CURRICULAR

Matemática Fundamental

PERÍODO LETIVO

CARGA- HORÁRIA

83h

HORAS TEORIA

68 h

HORAS PRÁTICA

15h

EMENTA

 

História da Aritmética e da Teoria dos Números. Sistemas de representações numéricas e operações aritméticas. Conjuntos Numéricos, suas operações e estruturas algébricas.

 

OBJETIVOS GERAIS / ESPECÍFICOS

Gerais

 

Solidificar e aprofundar conteúdos de Aritmética do Ensino Fundamental para servir de subsídio na interface das demais disciplinas, na prática pedagógica do futuro docente, bem como desenvolver atitudes de ver a matemática associada à realidade social.

 

Específicos

 

Estudar a aritmética e sua relação com a cultura dos povos.

 

Relacionar o desenvolvimento dos sistemas de numeração com o desenvolvimento cultural e cientifico.

 

Trabalhar os conteúdos de Aritmética dos níveis fundamental.

 

Introduzir os estudos de Aritmética, de Álgebra Abstrata e de Teoria dos Números, de forma intuitiva, associando-os à Álgebra e à Matemática discreta.

 

Introduzir os estudos de Álgebra Abstrata, de forma intuitiva, como uma Aritmética generalizada e como o estudo de estruturas abstratas.

 

PRÉ-REQUISITOS

Não há

MÉTODOS E TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM

 

Aulas expositivas utilizando os recursos didáticos disponíveis (Quadro branco, Pincéis Coloridos, Projetor multimídia, computador)

 

Aplicação e resolução de listas de exercícios, seminários e trabalhos extra classe.

 

Aplicação de trabalhos individuais ou em grupo.

 

Laboratório temático.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

DANTE, L R. Tudo é Matemática. Volumes 6º ao 9º ano.  3. edição, São Paulo: Ática, 2008.

 

IFRAH, G. A História Universal dos Números. São Paulo, Nova Fronteira, 2002.

 

LIMA, E.L.  Temas e Problemas Elementares. SBM. 2005

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

COXFORD, Arthur F. e SHULTE, Albert. P. As idéias da Álgebra.  São Paulo, Atual, 1994.

 

HEFEZ, A.  Elementos de Aritmética. SBM.2005.