Ementa Psicologia da Aprendizagem

07/07/2011 09:31

 

UNIDADE CURRICULAR

Psicologia da Aprendizagem

PERÍODO LETIVO

CARGA- HORÁRIA

50h

HORAS TEORIA

40h

HORAS PRÁTICA

10h

EMENTA

 

Introdução à Psicologia Geral. A aprendizagem sob diferentes perspectivas teóricas. Problemas de aprendizagem e intervenções psicopedagógicas. Teorias da Aprendizagem. Aprendizagem Criativa. Fatores que influenciam no desenvolvimento. Princípios e Fases do Desenvolvimento humano (infância, adolescência e fase adulta).

 

OBJETIVOS GERAIS / ESPECÍFICOS

Gerais

 

Estudar as principais correntes da psicologia da aprendizagem, associando-as à realidade da prática escolar oportunizando o estudo e a compreensão desses processos e suas relações com as diferentes dimensões do fazer pedagógico, levando em conta o ser em desenvolvimento e a aprendizagem continuada.

 

Específicos

 

Compreender os vários aspectos do crescimento e desenvolvimento e de suas inter-relações.

 

Utilizar os conhecimentos da Psicologia da educação no trabalho escolar.

 

Proporcionar condições favoráveis a realização do professor e do aluno em sala de aula.

 

Compreender as contribuições da psicologia da aprendizagem para o processo pedagógico;

 

Reconhecer os pressupostos históricos, conceituais e condições biológicas da aprendizagem;

 

Conhecer as teorias psicológicas da aprendizagem;

 

Perceber-se como mediador da aprendizagem.

 

Conhecer as principais Dificuldades de Aprendizagem, suas causas e metodologias de trabalho docente.

 

PRÉ-REQUISITOS

 

Não há

 

 

 

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM

 

O curso será desenvolvido através de aulas expositivas, fóruns e seminários, leitura e discussão de textos e outras atividades a critério do docente.

 

A avaliação será realizada continuamente, considerando a participação e o envolvimento dos alunos nos seminários e debates, provas de aproveitamento, avaliação de grupo e produção de artigo, bem como por meio da realização de atividades individuais e coletivas

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

POZO, J. I. Aprendizes e Mestres, a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre,  Artmed, 2002.

 

CARRETEIRO, M. Construtivismo e Educação. Porto Alegre: Artmed. 2002.

 

COLL, C. Psicologia da Educação.. Porto Alegre: Artmed. 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

HILGARD, E.R.Teorias da Aprendizagem. São Paulo, EPU, 1973.

 

PILETTI, N. Psicologia Educacional. Série Educação. São Paulo: Ática, 2000