Ementa Argumentação Matemática
UNIDADE CURRICULAR |
Argumentação Matemática |
||||
PERÍODO LETIVO |
1º |
CARGA- HORÁRIA |
83h |
HORAS TEORIA |
83h |
HORAS PRÁTICA |
- |
||||
EMENTA |
|||||
Noções básicas de lógica e conjuntos. Princípio de indução matemática e técnicas de demonstrações. Introdução de forma axiomática do Conjuntos numéricos.
|
|||||
OBJETIVOS GERAIS / ESPECÍFICOS |
|||||
Gerais
Apresentar um primeiro contato com o rigor matemático, oportunizando aos alunos entender os principais tipos de convencimento, argumentação e demonstrações de proposições simples, de modo rigoroso e coerentemente redigido, a partir de conceitos desenvolvidos no Ensino Médio.
Específicos
Compreender o modelo dedutivo da matemática.
Construir os conjuntos numéricos de forma axiomática em nível introdutório.
Trabalhar os Axiomas de Peano, o Princípio da boa ordenação e o Teorema Fundamental da Aritmética.
Trabalhar as técnicas de demonstração e de argumentação mais usuais.
Desenvolver representações formais de situações expressas em linguagem não matemática.
|
|||||
PRÉ-REQUISITOS |
|||||
Não há
|
|||||
MÉTODOS E TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM |
|||||
Aulas expositivas utilizando os recursos didáticos (Quadro branco, Pincéis Coloridos, Projetor multimídia, computador).
Aplicação e resolução de listas de exercícios, seminários e trabalhos extraclasses;
Aplicação de trabalhos individuais ou em grupo;
Análise de livros- texto.
Produção nas oficinas;
Auto-avaliação
|
|||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
|||||
CORDEIRO, Daniel. Um Convite à Matemática: Fundamentos Lógicos com Técnicas de Demonstração, Notas Históricas e Curiosidades. 21. ed. Campina Grande: EDUFCG, 2007.
CRUZ, Angela e MOURA, J. E. A. A lógica na construção dos argumentos (Notas em Mat. Aplicada 14). SBMAC, 2004.
MACHADO, Nilson e ORTEGOSA, Maria. Lógica e Linguagem cotidiana. Autentica. BH, 2005.
|
|||||
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
|||||
DANTE, L R. Tudo é Matemática. Volume 6º ao 9º ano. Editora ÁTICA, 3. Ed., São Paulo-SP, 2008.
______________ Matemática Contexto & Aplicações. Volumes 1, 2 e 3 Ensino Médio. 4. ed., São Paulo – SP. 2008.
|