V Semana do Meio Ambiente

10/07/2011 17:43

Na V semana do meio ambiente os pioneiros de Licenciatura em Matemática do IFPB estiveram presentes. Eu e minha equipe trabalhamos um projeto sobre a água em dois banner um em lingua portuguesa e o outro em inglês ao qual demos o nome "A Água em números". No qual segue o resumo e os banner em anexo.

A Água em números

José Firmino, Olivia Sobreira, Leonilia Vieira, Jucian Souza, Isadora Rosendo. Talitha Raquel.

Cajazeiras, Licenciatura em matemática juniormilcz@netlinepb.com.br; Cajazeiras, Licenciatura em matemática olivia_sobreira@hotmail.com; Cajazeiras, Licenciatura em matemática leonilia.rock@hotmail.com; Cajazeiras, Licenciatura em matemática jucianjs@hotmail.com; Cajazeiras, Licenciatura em matemática isadora_rosendo@hotmail.com; Cajazeiras, Licenciatura em matemática talitha_sjrp@hotmail.com.      

Resumo: A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies do planeta. Aproximadamente, 80% do nosso organismo são compostos de água. O Brasil é um país privilegiado com relação à disponibilidade de água e detém 53% do manancial de água doce disponível na América do Sul, haja vista possuir o maior rio do planeta – o Rio Amazonas. Este projeto tem como tema A Água em números, que aborda, matematicamente, a água nos termos de: quantidade, consumo, desperdício, processo de dessalinização, custo, transposição e perspectivas do futuro. Aborda também, de forma objetiva, uma carta que poderá ser escrita por uma pessoa no ano 2070, relatando a vida sem Água. Optamos por este tema devido à preocupação de ambientalistas e das pessoas em geral com relação a este líquido, essencial para a vida no planeta, também, devido à complexidade de seus riscos e consequências futuras. Objetivamos fazer uso das ferramentas matemáticas para explicar tal abordagem, visto que a água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera). Para tanto, fizemos uma revisão bibliográfica e visitas à companhia de água a exemplo da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – CAGEPA – Cajazeiras- PB para conhecer a situação atual da água, tanto em alguns países, quanto na cidade onde vivemos observando o trato industrial e doméstico. A partir de então, analisamos, apoiados nos recursos matemáticos, percentuais dos reservatórios de água salgada e de água doce em rios lagos e subterrânea. Constatamos que, mesmo com grande disponibilidade de recursos hídricos, o país sofre com a escassez de água potável em alguns lugares. Outro fator agravante é a ausência de saneamento básico nas residências da população brasileira. Ainda, em todo o mundo, as mudanças climáticas serão responsáveis por 20% do aumento da falta de água, não somente nas zonas propensas à seca, mais também nas áreas tropicais e subtropicais, as chuvas devem ser menos intensas e frequentes. Seis mil crianças, menor de cinco anos, morrem, diariamente, em todo o mundo, por ocasião de doenças relacionadas à impureza da água consumida. Estudos alertam que a escassez, nos reservatórios, será consequência do crescimento populacional, da poluição, do desperdício e das mudanças climáticas. A previsão é de que a disponibilidade de água, por pessoa, possa cair um terço nos próximos vinte anos. A ONU calcula que, no ano 2050, o mundo terá uma população de 8,9 bilhões de pessoas, das quais 4 bilhões viverão, em países, com séria escassez de água.

 

Palavras - chaves: Água. Conscientização. Preservação. Vida