Ementa
UNIDADE CURRICULAR |
Matemática Fundamental |
||||
PERÍODO LETIVO |
1º |
CARGA- HORÁRIA |
83h |
HORAS TEORIA |
68 h |
HORAS PRÁTICA |
15h |
||||
EMENTA |
|||||
História da Aritmética e da Teoria dos Números. Sistemas de representações numéricas e operações aritméticas. Conjuntos Numéricos, suas operações e estruturas algébricas.
|
|||||
OBJETIVOS GERAIS / ESPECÍFICOS |
|||||
Gerais
Solidificar e aprofundar conteúdos de Aritmética do Ensino Fundamental para servir de subsídio na interface das demais disciplinas, na prática pedagógica do futuro docente, bem como desenvolver atitudes de ver a matemática associada à realidade social.
Específicos
Estudar a aritmética e sua relação com a cultura dos povos.
Relacionar o desenvolvimento dos sistemas de numeração com o desenvolvimento cultural e cientifico.
Trabalhar os conteúdos de Aritmética dos níveis fundamental.
Introduzir os estudos de Aritmética, de Álgebra Abstrata e de Teoria dos Números, de forma intuitiva, associando-os à Álgebra e à Matemática discreta.
Introduzir os estudos de Álgebra Abstrata, de forma intuitiva, como uma Aritmética generalizada e como o estudo de estruturas abstratas.
|
|||||
PRÉ-REQUISITOS |
|||||
Não há |
|||||
MÉTODOS E TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM |
|||||
Aulas expositivas utilizando os recursos didáticos disponíveis (Quadro branco, Pincéis Coloridos, Projetor multimídia, computador)
Aplicação e resolução de listas de exercícios, seminários e trabalhos extra classe.
Aplicação de trabalhos individuais ou em grupo.
Laboratório temático.
|
|||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
|||||
DANTE, L R. Tudo é Matemática. Volumes 6º ao 9º ano. 3. edição, São Paulo: Ática, 2008.
IFRAH, G. A História Universal dos Números. São Paulo, Nova Fronteira, 2002.
LIMA, E.L. Temas e Problemas Elementares. SBM. 2005
|
|||||
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
|||||
COXFORD, Arthur F. e SHULTE, Albert. P. As idéias da Álgebra. São Paulo, Atual, 1994.
HEFEZ, A. Elementos de Aritmética. SBM.2005.
|