Ementa Psicologia da Aprendizagem
UNIDADE CURRICULAR |
Psicologia da Aprendizagem |
||||
PERÍODO LETIVO |
1º |
CARGA- HORÁRIA |
50h |
HORAS TEORIA |
40h |
HORAS PRÁTICA |
10h |
||||
EMENTA |
|||||
Introdução à Psicologia Geral. A aprendizagem sob diferentes perspectivas teóricas. Problemas de aprendizagem e intervenções psicopedagógicas. Teorias da Aprendizagem. Aprendizagem Criativa. Fatores que influenciam no desenvolvimento. Princípios e Fases do Desenvolvimento humano (infância, adolescência e fase adulta).
|
|||||
OBJETIVOS GERAIS / ESPECÍFICOS |
|||||
Gerais
Estudar as principais correntes da psicologia da aprendizagem, associando-as à realidade da prática escolar oportunizando o estudo e a compreensão desses processos e suas relações com as diferentes dimensões do fazer pedagógico, levando em conta o ser em desenvolvimento e a aprendizagem continuada.
Específicos
Compreender os vários aspectos do crescimento e desenvolvimento e de suas inter-relações.
Utilizar os conhecimentos da Psicologia da educação no trabalho escolar.
Proporcionar condições favoráveis a realização do professor e do aluno em sala de aula.
Compreender as contribuições da psicologia da aprendizagem para o processo pedagógico;
Reconhecer os pressupostos históricos, conceituais e condições biológicas da aprendizagem;
Conhecer as teorias psicológicas da aprendizagem;
Perceber-se como mediador da aprendizagem.
Conhecer as principais Dificuldades de Aprendizagem, suas causas e metodologias de trabalho docente.
|
|||||
PRÉ-REQUISITOS |
|||||
Não há
|
|||||
MÉTODOS E TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM |
|||||
O curso será desenvolvido através de aulas expositivas, fóruns e seminários, leitura e discussão de textos e outras atividades a critério do docente.
A avaliação será realizada continuamente, considerando a participação e o envolvimento dos alunos nos seminários e debates, provas de aproveitamento, avaliação de grupo e produção de artigo, bem como por meio da realização de atividades individuais e coletivas
|
|||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
|||||
POZO, J. I. Aprendizes e Mestres, a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre, Artmed, 2002.
CARRETEIRO, M. Construtivismo e Educação. Porto Alegre: Artmed. 2002.
COLL, C. Psicologia da Educação.. Porto Alegre: Artmed. 2003.
|
|||||
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
|||||
HILGARD, E.R.Teorias da Aprendizagem. São Paulo, EPU, 1973.
PILETTI, N. Psicologia Educacional. Série Educação. São Paulo: Ática, 2000
|