Ementa Inglês Instrumental

07/07/2011 11:28

 

 

UNIDADE CURRICULAR

Inglês Instrumental

PERÍODO LETIVO

CARGA- HORÁRIA

33h

HORAS TEORIA

33h

HORAS PRÁTICA

-

EMENTA

 

Conscientização do Processo de Leitura. Estratégias de Leitura. Técnicas de Leitura: Skimming, Scanning. Prediction, Selectivity, Flexibility. Uso do Dicionário e a Relação entre as Palavras Grupo ou Sintagma Nominal. Grupo ou Sintagma Verbal. Concectivos/Marcadores/Palavras de Ligação. Referência. Instruções e Processos.

 

OBJETIVOS GERAIS / ESPECÍFICOS

Gerais

 

Compreender e identificar diversos gêneros textuais extraídos de revistas, sites da Internet, jornais, e outras fontes.

 

Valorizar a visão crítica do aluno sobre o texto;

 

Tornar o aluno um leitor independente através do uso de Estratégias de Leitura.

 

Específicos

 

Fazer uso das dicas tipográficas (títulos, subtítulos, figuras, tabelas, legendas, etc) para auxiliar a compreensão inicial (prediction);

 

Ler para obter informações gerais (skimming) e específicas (scanning).

 

Inferir significados de palavras desconhecidas a partir do contexto.

 

Reconhecer termos de referência em um texto.

 

Utilizar o dicionário como fonte de auxílio na aprendizagem;

 

Compreender a formação de palavras (compostas e derivadas).

 

Compreender as relações léxico-gramaticais em diferentes gêneros textuais

 

 

PRÉ-REQUISITOS

 

Não há

 

 

 

 

 

 

MÉTODOS E TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM

 

Aulas expositivo-dialogadas com base em recursos audiovisuais (textos, vídeos, músicas, etc).

 

Atividades de leitura e reflexão individuais e em grupo onde os alunos irão compartilhar conhecimento.

 

Atividades em grupos utilizando também recursos da Internet (laboratório).

 

Apresentações pelos alunos de atividades desenvolvidas (seminários).

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

McEWAN, John. GLENDINNING, Erich Basic English for Computing., Oxford, 2003.

 

OXFORD DICTIONARY OF COMPUTING FOR LEARNERS OF ENGLISH.Oxford: Oxford University Press,1996.

 

WHITE, L. Engeenering workshop. Oxford University Press- ELT, 2003

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

ALEXANDER, L. G.. Longman English Grammar Practice for Intermediate StudentsLongman, Essex, 2003.

 

MURPHY, R English Grammar in Use.. Intermediate Students, New York, 2000.