Ementa Inglês Instrumental
UNIDADE CURRICULAR |
Inglês Instrumental |
||||
PERÍODO LETIVO |
1º |
CARGA- HORÁRIA |
33h |
HORAS TEORIA |
33h |
HORAS PRÁTICA |
- |
||||
EMENTA |
|||||
Conscientização do Processo de Leitura. Estratégias de Leitura. Técnicas de Leitura: Skimming, Scanning. Prediction, Selectivity, Flexibility. Uso do Dicionário e a Relação entre as Palavras Grupo ou Sintagma Nominal. Grupo ou Sintagma Verbal. Concectivos/Marcadores/Palavras de Ligação. Referência. Instruções e Processos.
|
|||||
OBJETIVOS GERAIS / ESPECÍFICOS |
|||||
Gerais
Compreender e identificar diversos gêneros textuais extraídos de revistas, sites da Internet, jornais, e outras fontes.
Valorizar a visão crítica do aluno sobre o texto;
Tornar o aluno um leitor independente através do uso de Estratégias de Leitura.
Específicos
Fazer uso das dicas tipográficas (títulos, subtítulos, figuras, tabelas, legendas, etc) para auxiliar a compreensão inicial (prediction);
Ler para obter informações gerais (skimming) e específicas (scanning).
Inferir significados de palavras desconhecidas a partir do contexto.
Reconhecer termos de referência em um texto.
Utilizar o dicionário como fonte de auxílio na aprendizagem;
Compreender a formação de palavras (compostas e derivadas).
Compreender as relações léxico-gramaticais em diferentes gêneros textuais
|
|||||
PRÉ-REQUISITOS |
|||||
Não há
|
|||||
MÉTODOS E TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM |
|||||
Aulas expositivo-dialogadas com base em recursos audiovisuais (textos, vídeos, músicas, etc).
Atividades de leitura e reflexão individuais e em grupo onde os alunos irão compartilhar conhecimento.
Atividades em grupos utilizando também recursos da Internet (laboratório).
Apresentações pelos alunos de atividades desenvolvidas (seminários).
|
|||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
|||||
McEWAN, John. GLENDINNING, Erich Basic English for Computing., Oxford, 2003.
OXFORD DICTIONARY OF COMPUTING FOR LEARNERS OF ENGLISH.Oxford: Oxford University Press,1996.
WHITE, L. Engeenering workshop. Oxford University Press- ELT, 2003
|
|||||
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
|||||
ALEXANDER, L. G.. Longman English Grammar Practice for Intermediate StudentsLongman, Essex, 2003.
MURPHY, R English Grammar in Use.. Intermediate Students, New York, 2000.
|