Ementa História da educação
UNIDADE CURRICULAR |
História da Educação |
||||
PERÍODO LETIVO |
1º |
CARGA- HORÁRIA |
50h |
HORAS TEORIA |
50h |
HORAS PRÁTICA |
- |
||||
EMENTA |
|||||
História da Educação: objetos, métodos e abordagens. Historiografia Educacional Brasileira. Educação Jesuítica. As Reformas Pombalinas. A Educação Brasileira no Século XIX. A Educação na Primeira República. A Escola Nova. A Educação no Estado Novo. Aspectos do Sistema Paulo Freire. As Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. História da Educação Matemática no Brasil
|
|||||
OBJETIVOS GERAIS / ESPECÍFICOS |
|||||
Gerais
Apresentar ao licenciando elementos para a identificação e análise dos principais objetos históricos da Educação brasileira e da Colônia ao período republicano, como forma de reflexão sobre a constituição da identidade profissional do educador no Brasil.
Específicos
Refletir sobre história cultural e educação.
Conhecer a educação brasileira e o seu processo de constituição como campo de pesquisa.
Conhecer a educação colonial e a presença jesuítica.
Conhecer a educação brasileira no período joanino, a educação na Constituição de 1824 e no Ato Adicional de 1834.
Conhecer as reformas e instituições educacionais no Império e a educação na Primeira República.
Conhecer os fundamentos e práticas da Escola Nova, a educação no Estado Novo.
Conhecer Paulo Freire e o nacionalismo desenvolvimentista.
Conhecer os aspectos das LDBs 4024/61 e 5692/71. A educação nos rumos da nova LDB (9394/96).
|
|||||
PRÉ-REQUISITOS |
|||||
Não há
|
|||||
MÉTODOS E TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM |
|||||
O curso será desenvolvido através de aulas expositivas, fóruns e seminários, leitura e discussão de textos e outras atividades a critério do docente.
A avaliação será realizada continuamente, considerando a participação e o envolvimento dos alunos nos seminários e debates, provas de aproveitamento, avaliação de grupo e produção de artigo, bem como por meio da realização de atividades individuais e coletivas.
|
|||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
|||||
JULIA, Dominique. “A cultura escolar como objeto histórico”. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: Autores Associados, nº 1, janeiro/junho. 2001.
LOPES, Eliane Marta Teixeira e GALVÃO, Ana Maria de O. História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A. 2001.
MIGUEL, Antonio, MIORIM História da Educação Matemática no Brasil, Angela. Autentica, BH, 2007.
|
|||||
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
|||||
NUNES, Clarice. TEIXEIRA, Anísio: a poesia da ação. Bragança Paulista/ SP: EDUSF, 2000.
SHIROMA, Eneide Oto; MORAES, Maria C. M. De e EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional. Rio de Janeiro. DP&, 2000
|